domingo, 25 de outubro de 2015

CAMILO SANTANA É AGRACIADO COM O TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA DA UVA

O governador Camilo Santana recebeu nesta sexta-feira (23) o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual Vale do Acaraú. A outorga faz parte das comemorações pelo 47º aniversário de fundação da UVA e contou com a presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas e convidados.

O tírulo de Doutor Honoris Causa é a principal honraria dentro do cerimonial universitário. Concedido pelas Universidades à personalidade, mesmo que ela não tenha um curso universitário, mas que se destaque em áreas como, por exemplo, cultura e ciências ou, ainda, na promoção da paz e desenvolvimento social e humano,, destacando-se também por sua honra.


"Para mim é uma honra receber esta importante comenda e ela só aumenta a minha responsabilidade de sempre investir nas universidades estaduais para nos ajudar a vencer os desafios do Estado, como a convivência com a estiagem, as potencialidades de cada região entre tantos outros. Aqui eu reafirmo o compromisso de valorizar sempre a UVA e as demais universidades estaduais do Ceará", disse o governador.

Também foi agraciada com homenagem póstuma a professora Maria Norma Maia Soares.

O governador Camilo Santana teve a propositura de seu nome ao Conselho Universitário da UVA feita pelo professor José Osmar Fonteles. "A comenda foi concedida sobretudo pela sensibilidade que teve o governador Camilo Santana em receber os professores e alunos da UVA, ouvir as reivindicações e atendê-las dentro do possível", afirmou. Fonteles destacou também a carreira acadêmica do governador Camilo Santana, que é professor universitário na área ambiental, como relevante para a outorga do título.

O reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho, destacou que o governador Camilo Santana atendeu a uma antiga reivindicação de alunos e professores: "Já temos o nosso restaurante universitário e a residência universitária que foi comprada, além da autorização para realização de concurso público para a contratação de novos professores. O governador Camilo Santana tem atendido as demandas da UVA muito antes de assumir o cargo de governador, seja como deputado ou secretário de Estado".


Doutores

Entre as personalidades que já foram homenageadas com o título de Doutor Honoris Causa da UVA, estão os ex-governadores Cid Gomes, Ciro Gomes e Tasso Jereissati; a desembargadora Gisela Gomes; e o escritor Ariano Suassuna.

Compareceram à solenidade a vice-governadora, Izolda Cela, o ex-governador Cid Gomes, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, o presidente da Assembleia,  Zezinho Albuquerque, os secretários Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia) e Lúcio Gomes (Cidades), os deputados Leônidas Cristino (federal) e Professor Teodoro Soares  (estadual), além de diversas autoridades e lideranças universitárias do Estado do Ceará.