terça-feira, 27 de outubro de 2015

CAMILO SANTANA EMPOSSA CONSELHEIROS E LANÇA APLICATIVO 'POSSOAJUDAR'

unnamedr3O governador Camilo Santana empossou, na manhã de segunda-feira (26), no Palácio da Abolição, os 26 membros efetivos e o mesmo número de suplentes do Conselho Interinstitucional de Políticas sobre Drogas (Cipod). Na ocasião, também foi apresentado o aplicativo "PossoAjudar", que permite que os cidadãos conheçam os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Políticas sobre Drogas e o sistema de atendimento da área de forma rápida e elucidativa através dos aparelhos celulares.

"Quero prestar meu agradecimento a esses conselheiros que farão um trabalho voluntário nesse assunto tão sério que é o combate às drogas. Temos que dar continuidade ao trabalho iniciado pelo governador Cid Gomes. Estamos criando mais escolas profissionalizantes, com aula e refeição nos três turnos. Lidar com drogas é investir também em esporte. É importante a reinserção do ex-usuário, pois às vezes o jovem supera o problema unnamedr1mas não consegue se reinserir na sociedade, o preconceito é muito grande. Quero parabenizar a secretaria por essa ferramenta, já que hoje o jovem usa muito a Internet e assim ele pode conhecer o trabalho que vem sendo feito, vai saber onde pedir socorro", disse o governador.

Camilo Santana também lembrou que o trabalho de combate às drogas está diretamente ligado ao "Pacto por um Ceará Pacífico", ação integrada que engloba programas para a prevenção da violência focada em locais críticos. "Lidar com a questão das drogas é lidar com educação, saúde, segurança, cultura, tudo. Os grandes índices de criminalidade hoje estão unnamedr5ligados ao uso de drogas, jovens envolvidos com gangues. Essa é hora de união; sozinhos não vamos superar esses obstáculos. Com esse Pacto, representantes dos três poderes, sociedade civil e iniciativa privada se reúnem mensalmente para fazer um estudo criterioso, temos a consciência que não é só com polícia e presídios que se resolve esse problema. É um movimento que extrapola o Governo do Estado", disse.

A vice-governador Izolda Cela também reforçou a importância do trabalho dos novos membros do Conselho Interinstitucional. "Essa questão é um desafio à nossa capacidade para articular. É fácil perceber o problema, quem está na educação sente, na segurança e saúde nem se fala. É uma convocação para articular, ajudar os usuários também na reinserção, pois sabemos que o usuário de drogas às vezes sai dos eixos. Vejo como muito importante esse momento em que o conselho é retomado, lembrando que já tivemos um quando a pasta era uma assessoria, muito bem desempenhada pela Socorro França. Desejo boa sorte e que possamos colher frutos de um trabalho em defesa da vida", disse.

unnamedr6A secretária de Políticas sobre Drogas e presidente do Conselho Interinstitucional, Mirian Sobreira, apresentou os projetos realizados pela pasta nos sete meses de existência, como o Centro de Reabilitação de Drogas, o "Tamos Juntos", "Acolhe Ceará", "Corre pra Vida", e deu as boas vindas aos voluntários da pasta. "Quero dizer da alegria que tenho de ter vocês a partir de hoje como membros dessa pasta. O Ceará é pioneiro ao criar essa secretaria, sem aumento de custos, o que é importante no momento difícil que vive o País. Hoje ela só existe no Rio de Janeiro e aqui. Como a droga está destruindo nossas famílias, a secretaria parte na frente no trabalho de prevenção, tratamento e reinserção", disse.



O Cipod


O Cipod é um órgão de caráter normativo, consultivo e de deliberação coletiva, cabendo-lhe propor iniciativas no campo da Política Estadual sobre Drogas, exercendo orientação normativa sobre as atividades de prevenção, acolhimento e reinserção social e profissional de dependentes químicos; bem como desenvolvendo outras funções compatíveis com seus objetivos.


Dentre as atribuições do Cipod está o acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Fepad), que tem o objetivo de facilitar a captação, repasse e aplicação de recursos destinados à execução das atividades do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Sised).


Possuem assento no Conselho representantes de secretarias do Estado – como Segurança Pública, Saúde, Cultura, Justiça, Educação, entre outras –, entidades religiosas e entidades de classe e da segurança pública, como a Polícia Federal, Ordem dos Advogados do Ceará, Ministério Público, por exemplo.


Estiveram presentes à solenidade autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o secretário Chefe do Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o secretário de Justiça, Hélio Leitão; o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira; o secretário Chefe da Casa Militar, Coronel Túlio Studart; a secretária da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Socorro França; o procurador Geral do Estado, Juvêncio Viana; as deputadas estaduais Bethrose, Laís Nunes e Rachel Marques; a coordenadora de Políticas sobre Drogas do município de Fortaleza, Juliana Sena; a promotora de Justiça da Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto; o prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda; entre outros.


Aplicativo PossoAjudar

O aplicativo “PossoAjudar”, disponível para Android e IOS, foi desenvolvido pela SPD, com apoio da Assembleia Legislativa, com o objetivo de oferecer, com maior rapidez, facilidade e eficácia, informações sobre os serviços disponibilizados pela pasta, bem como sobre a prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas.

O aplicativo contém endereços e telefones atualizados da Rede de Atenção Psicossocial em todo o Estado do Ceará, que inclui Caps, Cras, Creas, Caps AD, Centro POP, comunidades terapêuticas, hospital, unidade de Acolhimento adulto, pousada social/albergue, grupo de mútua ajuda e centro de convivência.