segunda-feira, 30 de novembro de 2015

SEDUC E SEJUS REALIZAM AMANHÃ O ENEM PRISIONAL

O Estado do Ceará é mais uma vez destaque nacional no número de participantes no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL). As provas acontecerão nos dias 1 e 2 de dezembro, das 13h às 17h, e participarão cerca de 1.680 internos, de 61 unidades prisionais, representando um aumento de 44,3% em relação ao ano anterior.
O diretor da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, Raimundo Nonato Lima, atribui o êxito dessa ação, principalmente, ao apoio dos professores que são responsáveis pela mobilização e sensibilização dos presidiários para o exame nacional. “Os docentes descem às alas do presídio e conversam com os internos sobre os benefícios da participação deles ao ENEM. O compromisso e a atitude dos nossos professores foram peças-chave para que o estado do Ceará se destacasse mais uma vez dentro do cenário nacional”, afirma o diretor. O ENEM PPL é aplicado nas unidades prisionais cearenses desde 2010.
A realização do exame nas unidades prisionais é uma parceria entre as Secretarias da Educação (Seduc) e da Justiça e Cidadania (Sejus). Elas realizam, conjuntamente, diversas ações que estimulam a participação dos internos no exame, como a divulgação do edital, sensibilização da comunidade carcerária, reunião com gestores, professores e agentes penitenciários, aulas preparatórias e emissão de certificados ou declarações de proficiência.
Com os resultados, os apenados poderão solicitar certificados de conclusão do Ensino Médio e até mesmo ingressar no Ensino Superior. Além disso, o estudo é uma das formas que um privado de liberdade dispõe para remir sua pena. De acordo com a legislação, o preso tem o benefício da remição autorizado pelo juiz quando comprovadas 12 horas de estudo. A cada 12 horas aula, ele abate um dia de pena. Em 2014, foram selecionados 9 internos do sistema penitenciário cearense em cursos de nível superior e 6 em nível tecnológico.
A EEFM Aloísio Lorscheider realiza os aulões preparatórios nas grandes unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza e nas cadeias públicas de Maracanaú, Aquiraz, Caucaia, Maranguape e Pacatuba para intensificar a revisão das matérias cobradas no exame.
A metodologia consiste no rodízio de professores da Região Metropolitana de Fortaleza, que se revezam, semanalmente, nas unidades prisionais a fim de que todos os inscritos participem das aulas referentes a todas as áreas do conhecimento. Adicionalmente, os professores visitam com frequência todas as vivências das unidades prisionais com a finalidade de motivar os inscritos para o dia da aplicação do ENEM.
Um aluno da escola resume essa experiência como sendo “um momento importante para todos, pois contribui para que a gente comece a acreditar que podemos trilhar caminhos mais dignos na vida. Os exemplos de pessoas que já passaram e que hoje estão na faculdade nos motivam e nos fazem crer que nós também podemos conseguir”, concluiu o discente.

Sobre a primeira escola de educação em prisões do Ceará
Criada em abril de 2013, a EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider é a primeira escola do Estado do Ceará designada para atender, exclusivamente, à demanda de educação nos estabelecimentos penais da região metropolitana de Fortaleza-CE. A instituição de ensino está localizada na BR 116, km 17, s/n, no município de Itaitinga-CE. Além das atividades de apoio à realização do ENEM, a escola atende a 784 alunos divididos em 48 turmas, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Apesar de funcionar administrativamente no município de Itaitinga, as aulas efetivamente acontecem dentro das seguintes unidades prisionais: Cadeia Pública de Maracanaú; Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto; Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto; Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva; Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa; Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira; Instituto Penitenciário Francisco Hélio Viana de Araújo  e Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes.