sábado, 30 de janeiro de 2016

CARNAVAL EM FORTALEZA



Fortaleza já foi tida como uma cidade sem forte tradição carnavalesca, pois, ao longo dos anos houve períodos sem festejos. Porém atualmente o local está mais do que conectado com as festas momescas e vários blocos carnavalescos vem reafirmando sua força, como o Prova de Fogo e o Az de Ouro, que existem desde a década de 1930. Em 2007 houve uma reestruturação do carnaval da cidade, o número de blocos e shows começou a crescer e o folião voltou a encher as ruas de Fortaleza.


Atualmente, a cidade conta com um ciclo carnavalesco, o qual inicia-se durante o período de pré-carnaval, um mês antes do período oficial da festa de momo. São mais de 60 blocos que apresentam-se na prévia carnavalesca, sendo alguns dos mais conhecidos o Baqueta, Unidos da Cachorra e Luxo na Aldeia.


No período efetivo de carnaval, as festividades ocorrem em quatro pontos principais: Praia de Iracema, Avenida Domingos Olímpio, Bar da Mocinha e Praça do Ferreira. Nesses locais apresentam-se vários blocos e artistas nacionais.
A programação do Carnaval 2016 começou no último dia 08 de janeiro e segue até a terça-feira “gorda”, dia 09/02.