sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

GOVERNO DO ESTADO HOMENAGEIA MUNICÍPIOS ANIVERSARIANTES NESTA SEXTA-FEIRA (05)

Oito municípios cearenses estão em festa nesta sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016. Amontada, Forquilha, Itarema, Massapê, Milhã, Paraipaba, Umirim e Varjota estão de aniversário. Conheça um pouco sobre cada município:
Amontada, com 31 anos (1985), está localizada a 157 km de Fortaleza, na região Norte do Ceará. A cidade tem sua economia baseada na agricultura (algodão, caju, feijão) e na pecuária Bovinos e avícula), mas também encontra no turismo uma boa fonte de renda, devido às belas praias locais. O IBGE estimou uma população de 42.098 habitantes para o ano de 2015.
Situada na microrregião de Sobral, a cidade de Forquilha, também com 31 anos (1985), tem sua população estimada pelo IBGE, para 2015, em 23.544 habitantes. Limita-se, a Norte, com Sobral; ao Sul com Santa Quitéria e Groaíras; a Leste e a Oeste, com Sobral. A distância que separa o município da capital, Fortaleza, é de 208 km.
Com uma população estimada de 14.071 (IBGE 2015), Itarema, situada na região do litoral de Camocim e Acaraú, o município também está completando 31 anos de idade (1985), fazendo limite com as cidades de Amontada, a Leste; Acaraú, ao Sul e Oeste e com o Oceano Atlântico, ao Norte. Quem parte de Itarema, sentido Fortaleza, precisa percorrer 204 km.
Aos 119 anos (1897), Massapê, município da microrregião de Sobral, tem como base econômica a agricultura (algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão) e a pecuária (bovino, suíno e avícola). A cidade conta ainda, com indústrias ligadas a: metalurgia, madeira, bebidas, produtos alimentares, vestuário, calçados e artigos de tecidos, couros e peles.
244 km separam Massapê de Fortaleza. Para o ano de 2015, o IBGE estimou uma população de 37.560 habitantes, no município. Tem ainda, como municípios limítrofes, Senador Sá, Santana do Acaraú, Sobral, Meruoca, Alcântaras e Moraújo.
Milhã é mais um município estado do Ceará que completa 31 anos (1985) nesta sexta-feira. A cidade do Sertão de Senador Pompeu faz limite com as cidades de Quixeramobim e Banabuiú, ao Norte; Solonópole, a Leste; Deputado Irapuan Pinheiro, ao Sul e Senador Pompeu, a Oeste. Segundo o IBGE, a população da cidade para 2015 foi estimada em 13.170 habitantes. Sua distância até Fortaleza é de 301 km.
Aos 31 anos de fundação (1985), Paraipaba, município localizado às margens do rio Curu, tem um dos maiores projetos irrigados do mundo, onde são encontrados diversas variedades de frutas, e entre estas, o cultivo do coco é a principal atividade agrícola da região. O município, com população estimada pelo IBGE, de 31.986 (2015), possui um litoral com 14 km de praia. Situado na região Norte do Ceará, Paraipaba dista de Fortaleza em 93 km.
Umirim recebeu status de município no dia 5 de fevereiro de 1985, tendo o seu território desmembrado de Uruburetama. Aos 31 anos, a cidade apresenta uma economia baseada em agricultura de subsistência (milho, feijão); criação de animais de pequeno porte (ovinos, caprinos e galinhas caipiras) e pequenos comércios. O município cearense localiza-se na região Norte, fazendo limite com os municípios de Trairi e Tururu, ao Norte; São Luís Do Curu, a Leste; Pentecoste ao Sul e Uruburetama e Itapajé, a Oeste. 19.521 foi o número de habitantes estimados para o município no ano de 2015, segundo o IBGE. 90 km separam Umirim de Fortaleza.
Já o município de Varjota, que também está completando 31 anos (1985), caracteriza-se por possuir um comércio dinâmico e um polo de fruticultura irrigada. Situa-se na região do Ipu e faz limite com Cariré (N), Pires Ferreira (S), Santa Quitéria (L) e Reriutaba (O). A cidade dista da capital estadual em 297 km. Segundo o IBGE, a população para 2015 foi estimada em 18.136 habitantes.
Como homenagem, o Governo do Estado produziu vídeos com os hinos dos municípios, ilustrados com imagens que caracterizam cada cidade. O projeto prevê que cada município aniversariante também receba um vídeo. A ideia é que esses vídeos possam ser exibidos nas escolas, durante eventos, como forma de valorizar a história e a tradição de cada um.