terça-feira, 29 de março de 2016

FRENTE PARLAMENTAR DE COMBATE AO AEDES AEGYTI SERÁ INSTALADA NESTA TERÇA

A  Assembleia Legislativa do Ceará instala, nesta terça-feira (29/03), uma Frente Parlamentar composta por seis deputados para colaborar e articular, em conjunto com a sociedade civil, medidas para a erradicação do mosquito Aedes aegypti - vetor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e a zika. O lançamento ocorre no Salão Nobre da Presidência, a partir das 10h.
A instalação da Frente atende a requerimento do líder do PSDB na Assembleia, deputado Carlos Matos. Além do tucano, vão compor a Frente os deputados José Sarto (PDT), Fernanda Pessoa (PR), Agenor Neto (PMDB), Roberto Mesquita (PSD) e Evandro Leitão (PDT), líder do governo na Casa.
Durante o evento, serão designados o presidente e o relator da Frente Parlamentar, que devem elaborar o calendário de atividades e definir as ações. Um relatório com diagnósticos e sugestões para a erradicação das doenças transmitidas pelo mosquito deve ser apresentado aos órgãos competentes ao final dos trabalhos.
Segundo dados do último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram confirmados 2.172 casos de dengue entre janeiro e março deste ano. Em 2016, foram notificados 24 casos de formas graves da doença, sendo 11 confirmados. Uma pessoa morreu vítima da dengue.
Em relação aos casos de microcefalia no Ceará, de outubro de 2015 a 18 de março de 2016, foram notificados 417 casos. Destes, 68 casos (16,3%) foram confirmados, 100 casos (24%) descartados e 249 (59,7%) estão em investigação.