quinta-feira, 21 de abril de 2016

PRIMEIRA-DAMA INAUGURA NÚCLEO DE ESTIMAÇÃO PRECOCE NA POLICLÍNICA DE BARBALHA

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana comandou nesta quarta-feira (20), a solenidade de inauguração do Núcleo de Estimulação Precoce (Nutep), que está em funcionamento na Policlínica de Barbalha e que vai atender, inicialmente, a 33 crianças dos municípios que integram a 21ª Região de Saúde (Barbalha, Juazeiro do Norte, Granjeiro, Caririaçu, Jardim e Missão Velha).
A solenidade foi acompanhada dos prefeitos Zé Leite (Barbalha), Tardiny Pinheiro (Missão Velha) e Raimundo Macedo (Juazeiro do Norte), além do secretário de Saúde, Henrique Javi; da pró-reitora de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcia Machado; e da diretora da Policlínica, Luciana Sobreira; o deputado federal Arnon Bezerra; lideranças locais como o ex-secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana; e ainda dos vereadores da cidade de Barbalha, Flávio Cruz, Daniel Cordeiro, Vevé, Odair José e Dorivan Carlos.

A primeira-dama agradeceu a parceria com o Nutep, ligado à UFC, e reforçou a importância do atendimento das crianças nas policlínicas. "A gente sabe o quanto é importante para o desenvolvimento da criança. Se a gente identifica esse problema no início, estimula esse desenvolvimento, essas crianças terão uma qualidade de vida melhor", pontuou.
Márcia Machado, pró-reitora da UFC, se comprometeu em acompanhar as crianças atendidas na Policlínica de Barbalha com pesquisas da universidade. "Eu lanço o compromisso da universidade, de que se vocês precisarem de equipe para trabalhar as questões de pesquisas nesse núcleo que está sendo implantado hoje. A gente vai procurar pesquisadores de renome lá da universidade para poder captar esses dados e acompanhar essas crianças, porque isso é importante", ressaltou.
Das 33 crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor atendidas, 26 foram diagnosticadas com microcefalia, quatro com síndrome de Down, duas com paralisia cerebral e uma com síndrome de Edwards. Além da Policlínica de Barbalha, as unidades de Caucaia, Russas e Sobral também estão acolhendo e atendendo as crianças.
A iniciativa da criação dos Núcleos de Estimulação Precoce nas policlínicas do Estado foi articulada pela primeira-dama Onélia Leite Santana com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), órgão ligado à UFC.