sexta-feira, 17 de junho de 2016

ATLAS DE DIVISAS MUNICIPAIS É APRESENTADO EM CAMOCIM

A Comissão de Criação de Novos Municípios, Estudos de Limites e Divisas Territoriais da Assembleia Legislativa realiza audiência pública na Câmara Municipal de Camocim, nesta sexta-feira (17/06), às 9 horas, para apresentar o projeto Atlas de Divisas Municipais Georreferenciadas, a metodologia empregada e os objetivos a serem alcançados. O debate atende a requerimento da deputada Laís Nunes (PMB), coordenadora do projeto.
A audiência pública vai contar com a presença do presidente da Comissão, Luiz Carlos Mourão, além de representantes de outros 13 municípios que compõem o litoral norte do Estado. Segundo a deputada Laís Nunes, os próximos municípios a receberem as audiências sobre o tema serão da região norte e da Serra da Ibiapaba.
O Atlas trata da atualização, revisão e ordenamento do espaço geográfico do Estado. O projeto também apresenta um panorama de como estão divididos os espaços territoriais das cidades, permitindo uma melhor administração de cada município.
 “O Ceará é o segundo estado do País e o primeiro do Nordeste a ter um mapa georreferenciado com o que há de mais moderno, através de GPS e imagens de satélite”, reforça a deputada Laís Nunes. O primeiro estado a ter a iniciativa foi Santa Catarina.
O Atlas começou a ser elaborado em 2011 e foi entregue à Mesa Diretora da AL em 2014. O estudo foi realizado por convênio entre AL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).