domingo, 24 de julho de 2016

APLICATIVO PERMITE VIGIAR OS GASTOS DOS DEPUTADOS FEDERAIS

A evolução da transparência no Brasil é clara. Porém, apesar da melhoria com o advento de legislações específicas para o tema, alguns caminhos ainda precisam da ajuda da sociedade para serem descobertos. Para descomplicar os gastos de deputados federais, por exemplo, alunos da Universidade Católica do Rio Grande do Sul desenvolveram um aplicativo.
O “Meu Deputado”, que está disponível apenas no formato iOs, na App Store, mostra os gastos dos deputados federais mensalmente. Nele, é possível identificar onde foi investida a verba destinada aos políticos, como divulgação, combustível, passagens áreas, hospedagem, entre outros. “A nossa ideia era fazer um aplicativo que facilitasse a visualização das informações”, afirma Claudio da Silva Dias Junior, um dos desenvolvedores.
O aplicativo também permite que o usuário acesse as notas fiscais referentes aos seus gastos. Uma das opções é enviar um e-mail – já existe um texto base pronto – questionando sobre o destino dos recursos públicos. Segundo Junior, informação é o que o povo brasileiro precisa para mudar o país.