sexta-feira, 22 de julho de 2016

GOVERNO DO CEARÁ ENTREGA CASAS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA PARA 596 FAMÍLIAS DO CRATO

NU7709 web
O chefe do Executivo cearense destacou a importância do programa e adiantou que novas unidades serão entregues para a população da região


"O sonho de qualquer pessoa é ter a casa própria e hoje eu estou tendo esse privilégio de receber meu cantinho. Agora posso dizer que sou proprietária do meu imóvel e a única preocupação será com água e luz porque aluguel não me pertence mais". O depoimento é da autônoma Emília Soares Muniz, de 27 anos, que foi uma das 596 beneficiadas com uma casa do programa "Minha Casa, Minha Vida", nesta sexta-feira (22), no Crato, na Região do Cariri. A entrega foi realizada pelo governador Camilo Santana, juntamente com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o vice-presidente de Habitação da Caixa, Nelson de Souza.
NU7803 webO chefe do Executivo cearense destacou a importância do programa e adiantou que novas unidades serão entregues para a população da região. "Não tem nada mais importante do que entregar a casa própria para famílias que, muitas vezes, moravam de aluguel, em áreas de risco, e agora vão receber a chave da sua casa. Um imóvel bem estruturado, inclusive com aquecedor solar para água - que vai auxiliar na economia de energia. Essa é só a primeira parte, que ainda vai beneficiar mais famílias do Crato, pois programamos mais de 1500 unidades para a Região", informou.
NU7282 webAs unidades do residencial Monsenhor Montenegro possuem 43 m² de área, que contempla pátio, sala, cozinha, dois quartos e banheiro. As casas foram construídas através do sistema de construções Casas Olé, que, juntamente com o residencial Rachel de Queiroz, em Quixadá, são atualmente os empreendimentos habitacionais do Governo do Ceará a utilizarem esse método de construção.
O sistema consiste na fabricação e montagem de habitações em escala industrial, através de painéis pré-moldados de alvenaria com tijolo cerâmico e argamassa vibrada, em que os equipamentos já saem de fábrica rebocados em ambas as faces e com as devidas instalações elétricas, hidro-sanitárias e telefônicas. Dentre as vantagens do sistema estão o aumento da produtividade, a agilidade, a durabilidade, a redução dos custos produtivos e dos desperdícios, a não geração de resíduos sólidos, dentre outros, sendo portanto, sustentável.
Durante visita à casa, a artesã Belisa do Nascimento, de 68 anos, que passou mais de 40 anos pagando aluguel, disse às autoridades que esse é um sonho de todos aqueles que não possuem a casa própria. "Agradeço ao Governo do Ceará pelo imóvel, que agora posso chamar de meu. Foram anos pagando aluguel e, hoje, sou contemplada com um pedaço de chão. Essa é uma busca eterna de todos aqueles que vivem de aluguel e, muitas vezes, nem têm como pagar", ressaltou.
O ministro Bruno Araújo destacou a parceria do órgão federal com o Estado. "Hoje, no Brasil, temos mais de 500 mil obras, como esta, em andamento. E quero dizer que o Ministério das Cidades vai continuar sendo parceiro desse importante Estado, que já é parceiro das obras do programa Minha Casa, Minha Vida, através de recursos. E quero deixar público que quanto mais parceria o Ceará fizer, mais casas nós vamos entregar a população cearense", enfatizou. O NU8045 webempreendimento recebeu investimento de R$ 40.230.000,00, com contrapartida do Governo do Estado de R$ 5.066.000,00.