quinta-feira, 25 de agosto de 2016

MUNDI COWORKING, IN SOBRAL

A economia brasileira vive um momento delicado. A certeza da retomada do crescimento faz parte dos anseios pátrios. É nesse momento frágil que a criatividade “verde e amarela” se destaca.
O mercado de trabalho sofreu alterações significativas, a propagação de novos empreendimentos e o surgimento de novos formatos de trabalho relacionam-se como comportamentos que derivam deste momento vivido.
Em um reflexo necessário aos acontecimentos, o brasileiro adotou uma cultura que cresce a cada dia: “conceito colaborativo no espaço edificado, valorizando a troca de experiências”. Isso é Coworking, conceito concebido e nomeado pelo americano Brad Neuberg (espaço Hat Factory) como ponta pé inicial em 2005.
“O Brasil possui a maior taxa de empreendedores em estágio inicial entre os países pertencentes ao G20”, explica Roges Oliveira (consultor financeiro e sócio da MUNDI Coworking) em análise à pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor, da Lodon Business School e SEBRAE (apoio técnico e financeiro).
O egresso da universidade, o profissional com carreira autônoma ou iniciando um pequeno negócio, se depara com inúmeros obstáculos, dentre eles, ter capital inicial e enfrentar a burocracia para montar um novo negócio. É nesse cenário da vida do empreendedor que faz do coworking um atrativo fundamental.
“Após análises de mercado, público e negócio, decidimos que o local ideal para estabelecermos nossa Sede é a cidade de Sobral/CE. Seremos inovadores ao iniciarmos as atividades como coworking e incubadora”, diz Wagner Moreira Caetano (sócio da MUNDI Coworking).
Sobral é um município cearense com expressão econômica e de viabilidade de investimentos. Tradicionalmente conhecida, também, como cidade universitária, com a chegada de um empreendimento deste porte cria-se uma atmosfera de grandes expectativas na região norte do Estado.
“Estamos tendo apoio do executivo e legislativo municipal, inclusive está tramitando projeto de autoria do Vice Presidente da câmara, vereador Paulo Vasconcelos, com o intuito de atualizar a legislação às realidades de mercado econômico”, comenta Sandra Arcanjo (sócia da MUNDI Coworking). Wagner Moreira Caetano, Sandra Arcanjo, Valdir Neto e Roges Oliveira.