sexta-feira, 21 de outubro de 2016

PRISÕES DA PF NO SENADO

A Operação Métis foi deflagrada hoje pela Polícia Federal para desarticular uma organização criminosa que tentava atrapalhar investigações da Lava Jato, com suspeita de remoção de escuta instaladas pela polícia em residências e telefones de senadores investigados pela Lava Jato. Quatro policiais legislativos foram presos: Pedro Ricardo Carvalho, diretor da polícia do Senado, Geraldo Cesar de Deus Oliveira, Everton Taborda e Antonio Tavares. Eles foram suspensos de suas atividades públicas por determinação da Justiça Federal.
Houve busca e apreensão nas dependências da Polícia Legislativa, no subsolo do prédio do Senado. Nenhum gabinete foi alvo da ação desta manhã.
Reportagem da Folha informa que o aparelho usado pela Polícia Legislativa teria sido utilizado em seis imóveis ligados a três senadores e um ex-senador – Fernando Collor (PTC-AL), Lobão Filho (PMDB-MA), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e José Sarney (PMDB-MA) – e que ainda não está claro se os senadores souberam, pediram ou autorizaram as varreduras.
A investigação começou sob os cuidados do ministro do STF Teori Zavascki, e uma parte da apuração foi enviada ao juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara do TRF-1, porque se referia a pessoas sem foro privilegiado. Os pedidos cumpridos hoje foram feitos pela Polícia Federal. O Ministério Público Federal no DF concordou com todos eles.