sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

CEARÁ FOI O 2º ESTADO QUE MAIS REALIZOU AUDIÊNCIAS DURANTE O MÊS NACIONAL DO JÚRI

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) foi o segundo do País que mais realizou audiências no I Mês Nacional do Júri, perdendo apenas para o de Pernambuco, onde ocorreram 556 sessões. Segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), das 399 audiências promovidas durante o mês de novembro, quando houve a mobilização, 56 aconteceram na Capital e 343 no Interior cearense.
De acordo com relatório da equipe local da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que tem à frente a desembargadora Adelineide Viana, 255 réus foram condenados, 161 foram absolvidos e 38 tiveram os delitos de que eram acusados desclassificados para outro de competência do juízo comum, totalizando 454 pessoas julgadas pelo Tribunal do Júri.
A força-tarefa priorizou o julgamento de processos envolvendo feminicídio, violência policial e violência em bares. Em relação a esses grupos, foram julgados 31 júris envolvendo violência contra a mulher; 87 oriundos de confronto dentro ou em arredores de bares, casas noturnas ou lugares similares, como festas públicas; e duas ações penais envolvendo homicídios praticados por policiais no exercício ou não de suas funções. (TJ/CE)