quinta-feira, 23 de março de 2017

ASSEMBLEIA PROMOVE AÇÕES SOBRE USO CONSCIENTE E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA

A água é patrimônio de todos e necessita de preservação. Pensando nisso, a Assembleia Legislativa do Ceará vem adotando medidas de uso consciente desse recurso, evitando o desperdício. Uma das ações consiste no reúso da água dos aparelhos de ar condicionado da Casa, iniciativa gerada pela Comissão Gestora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenada pela Diretoria Adjunta Operacional (DAO) da AL.

Neste dia 22 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Água, a Casa reforça o trabalho de conscientização com a distribuição de cartilha com material com informações para o uso adequado da água, em especial para o Estado, que enfrenta crise hídrica, além da abertura do Programa de Educação Continuada em Gestão Ambiental, que inicia a partir de abril, com realização de palestras, rodas de conversa e oficinas.
A cartilha, publicada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, oferece dicas à população para o uso da água no dia a dia, como economizar ao lavar a louça, tomar banho ou cuidar do jardim, além de alertas sobre a importância da água para a manutenção da vida no planeta.
De acordo com a diretora adjunta operacional da AL, Silvia Helena Correia, atualmente, são coletadosno prédio sede cerca de 150 litros de água por dia. “Por incrível que pareça, é uma água limpa, que tem sido utilizada para regar os jardins, lavar áreas comuns e para os radiadores dos carros oficiais. Isso deve trazer inclusive redução nas despesas”, comenta.
Ainda conforme Silvia Helena, a ação, iniciada em 2010, provocou repercussão positiva entre os servidores. “Eles estão altamente recompensados por terem tido essa iniciativa”, reforça. A medida de aproveitamento da água deve ser ampliada para os prédios anexos da Casa ainda neste semestre.
Com a adoção do projeto de reúso da água, a Casa Legislativa ganhou o posto de primeira assembleia do País a receber os selos verde e prata, que são selos de sustentabilidade na Administração Pública. As marcas são oferecidas como reconhecimento e divulgação do trabalho baseado em conceitos de sustentabilidade, implantado pela gestão da instituição.