sexta-feira, 31 de março de 2017

CEARÁ SEM DROGAS REÚNE DOIS MIL JOVENS EM HORIZONTE

Cerca de duas mil pessoas lotaram o ginásio Joaquim Domingos Neto, no Centro de Horizonte, para participar da 13ª edição da Campanha Ceará sem Drogas, realizada na manhã desta sexta-feira (31/03).
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), idealizador da iniciativa, ressaltou as medidas promovidas pela Assembleia e pelo Governo Estadual para combater o avanço da droga no Estado.
Entre elas, o presidente destacou a aprovação, por unanimidade, pela Assembleia, do projeto de lei complementar que criou o Fundo Estadual de Políticas sobre Álcool e Drogas. “O objetivo do Fundo é facilitar a captação e repasse à população de recursos destinados à execução das atividades da Política Estadual sobre Drogas”, explicou.
Zezinho Albuquerque comentou a importância da criação do Batalhão de Divisas. “É preciso impedir que as drogas entrem em nosso Estado, já que o Ceará não é um estado produtor de drogas, assim como punir quem promove esse tráfico”, defendeu. De acordo com ele, já há sete equipes atuando nas fronteiras de todo o Estado.
O ex-jogador e comentarista esportivo Walter Casagrande falou, durante o encontro, sobre a experiência dele como dependente químico. Na avaliação de Casagrande, qualquer campanha com o objetivo de alertar os jovens quanto ao risco do uso de drogas deve explicar os efeitos nocivos dos entorpecentes.
“Eu acredito que campanhas como a Ceará sem Drogas deveriam acontecer em todos os estados brasileiros, trazendo pessoas que já passaram pelos terrores da experiência com drogas para conscientizar os jovens quanto ao tema”, considerou.
O prefeito de Horizonte, Chico César, afirmou que uma das “guerras” enfrentadas pelo município é contra as drogas. “Precisamos do Ceará sem Drogas, da imprensa e dos poderes Judiciário e Legislativo para que tenhamos alguma chance de vencer e proporcionar algum futuro para nossos jovens”, defendeu.
Sobre a campanha, o estudante de ensino médio Pedro Henrique Alves, de 17 anos, da Escola de Ensino Médio Walderi Machado, vê a iniciativa como uma ação “muito importante no processo de conscientização dos jovens”. “Esse tipo de campanha reforça a importância que o jovem tem na sociedade e proporciona outro nível de conhecimento sobre o tema, que, às vezes, não temos na escola ou nos diálogos com nossos pais, por exemplo”, refletiu.
Já Whebeson Carvalho, de 12 anos e estudante do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Eduardo de Sousa, comentou que a campanha promove a conscientização dos jovens. “Esses depoimentos que a gente ouve aqui, com certeza, podem tirar a curiosidade de qualquer um em relação às drogas”, avaliou.
A campanha Ceará sem Drogas tem promovido contato direto com a juventude cearense desde 2014. Já foram realizados doze encontros, nos municípios de Limoeiro do Norte, Sobral (duas edições), Crato, Viçosa do Ceará, Campos Sales, Aquiraz, Nova Russas, Fortaleza (duas vezes), Acaraú e Crateús.
Também participaram do encontro o primeiro vice-presidente da AL, deputado Tin Gomes (PHS); o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da AL, George Valentim; o presidente da Câmara Municipal de Horizonte, vereador Haroldo da Saúde (SD); a juíza da Comarca de Horizonte, Débora Cavalcante Salomão, além de representantes da Secretaria de Políticas sobre Drogas do Estado e do Ministério Público do Estado.