quinta-feira, 30 de março de 2017

NOVAS ELEIÇÕES SERVEM DE LABORATÓRIO DE TESTES DE INOVAÇÕES NO PROCESSO ELEITORAL

A Justiça Eleitoral tem aproveitado as novas eleições para prefeito, marcadas pelos TREs, como laboratório para testar propostas de aprimoramento do processo eleitoral e atendimento ao eleitor. Algumas dessas sugestões foram desenvolvidas com base nas conclusões do relatório da avaliação das eleições municipais de 2016, que ouviu cartórios, Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE); outras, construídas pelos próprios  TREs.
A ideia do TSE, segundo a Assessoria de Novos Projetos (ANP), é aproveitar alguns dos experimentos que serão testados nas novas eleições para prefeitos nos municípios visando regulamentá-los no resto do país nas próximas eleições gerais, em 2018.
As propostas de experimentos em estudo são, entre outras, a realização da coleta biométrica dos eleitores, no dia da eleição, em locais especialmente selecionados, a verificação de melhorias no caderno de votação e a modernização da sistemática de convocação de mesários e de funcionamento das mesas receptoras.