terça-feira, 20 de junho de 2017

AL/CE HOMENAGEIA DEZ ANOS DO PAIC EM SESSÃO SOLENE

Os 10 anos do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), atualmente Programa Mais Aprendizagem na Idade Certa (MaisPaic), foram celebrados em solenidade nesta terça-feira (20/06), no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa.
O presidente do parlamento cearense, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), conduziu a homenagem e parabenizou todos que contribuíram para o sucesso do programa nestes 10 anos de existência. “A todos vocês que apoiam e desenvolvem esse programa, aos professores, alunos e familiares, esse resultado foi um sucesso do empenho de todos vocês, que tanto contribuíram para a educação do nosso Estado”, salientou.
A  vice-governadora Izolda Cela, presente na solenidade, agradeceu a todos que de alguma forma se empenharam pela educação do Ceará. “Sou grata a todas essas pessoas que colaboraram desde o início conosco. Implantamos esse programa, a partir de um diagnóstico, e vimos que o sistema estava propagando o analfabetismo dentro da escola. Isso provocou os responsáveis a mudar a realidade, mostrando-nos a fragilidade da instituição e como poderíamos reverter o quadro”, declarou.
O secretário de Educação do Estado, Idilvan Alencar, agradeceu em nome dos homenageados e disse que o momento era de comemoração pelos resultados colhidos de forma concreta após 10 anos de trabalho. “Tudo isso começou em Sobral, ao constatar o número de crianças analfabetas dentro da escola. A partir daí, unimos forças e conseguimos fazer com que todos os municípios do nosso Estado se engajassem. Hoje celebramos um marco na educação cearense”, afirmou.
Na oportunidade, a Assembleia Legislativa foi homenageada, pela Secretaria de Educação do Ceará, pela contribuição durante os 10 anos do Paic.
Receberam placas comemorativas o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (Undime-CE), o Serviço Social de Comércio Ceará (Sesc), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), a Universidade Vale do Acaraú (Uva), a Universidade Regional do Cariri (Urca).
Também a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE), o Fórum da Educação Infantil no Ceará (Feic), a União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e o Ministério da Educação.
Participaram da solenidade deputados estaduais, os secretários de  Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda; da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba; o prefeito de São Benedito e presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Gadyel Gonçalves de Aguiar Paula; o secretário municipal de Educação de Jucás e presidente da Unidime, José Marques Aurélio de Sousa, além dos reitores Henry de Holanda Campos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e José Jackson Coelho Sampaio, da Universidade Estadual do Ceará.