quarta-feira, 21 de junho de 2017

IBAMA DOA MADEIRA PARA INSTITUIÇÕES DA ZONA NORTE

Nos últimos meses o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) tem itensificado ações de controle e fiscalização do transporte e comercialização de madeira ilegal, sem documento de origem florestal.
O esforço do órgão no Ceará tem o objetivo de contribuir com o combate ao desmatamento ilegal e comercialização da madeira fruto de ações criminosas.
Além da aplicar multas nos infratores, o IBAMA, tem destinado a madeira apreendida nas ações fiscalizatórias para òrgãos públicos e instituições sociais, beneficiando o conjunto da sociedade.
Para o superintende do IBAMA no Ceará, Herbert Lobo, é fundamental que os infratores sintam no bolso que o crime não vale a pena. “Primeiro temos que desistimular os criminosos atingindo-os financeiramente através das multas e apreensão dos produtos fruto do crime. E depois, devolver para sociedade, através de doações para instituições públicas e sociais, o que lhe foi tirado”.
Na última semana, mais de 40 mts cubicos de madeira cerrada – o equivalente a duas carradas de caminhão - foram destinados para Universidade Estadual Vale do Acaraú, Embrapa Caprinos, Parque Nacional de Ubajara e Instituto Técnico Federal de Ubajara. Projetos como Cabra Nossa e Fazenda da Esperança, também já foram beneficiados em outras ocasiões.