quarta-feira, 12 de julho de 2017

LEÔNIDAS CRISTINO PRESTA HOMENAGEM À GUARDA CIVIL DE SOBRAL PELOS SEUS 20 ANOS DE CRIAÇÃO, NA CÂMARA FEDERAL

No dia 5 de julho foi comemorado o aniversário de 20 anos da Guarda Civil Municipal de Sobral, em solenidade realizada dentro da programação dos 244 anos da cidade, liderada pelo prefeito, Ivo Gomes. Na ocasião, foi homenageado um dos fundadores da Corporação, o coronel Francisco Bezerra, ex-secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

São duas décadas de serviços prestados ao município pela Guarda Civil Municipal, criada em janeiro de 1997, no primeiro mandato do prefeito Cid Gomes. Esse serviço tem uma notável trajetória de evolução desde que sua primeira turma foi formada em 4 de julho de 1997, com efetivo de três Inspetores e 47 Guardas.

Voltada inicialmente para a proteção do patrimônio público, recentemente a Guarda Municipal de Sobral incorporou novas áreas de responsabilidade institucional. O campo de atuação incluiu fiscalização de publicidade em logradouros públicos, comércio irregular de ambulantes, depósitos de entulhos e o descarte de resíduos em áreas públicas.

A Guarda cuida também dos casos de ocupações irregulares do solo, obstruções nos passeios públicos e outras ações. A corporação é dotada do poder de lavrar autos de infração, de acordo com a lei e em harmonia com outros órgãos oficiais.

Tempo depois de funcionar na proteção ao patrimônio público, no apoio a eventos e na Defesa Civil, em 2003 o serviço veio a atuar de modo complementar como reforço à segurança. Para isso, utiliza, se for preciso, armamento de choque não letal para contenção de distúrbios.

A demanda por Segurança pública foi expandida a partir das capitais e hoje está presente nos municípios do interior. O efetivo teve de crescer para continuar a atender às necessidades. Diante do quadro, a Câmara Municipal de Sobral autorizou a prestação de serviços dos Policiais Militares, quando no período de folga, para reforço do efetivo da Guarda Civil Municipal de Sobral. Esta solução criativa tem despertado a atenção de outros municípios, interessados em copiar o modelo.

É com este perfil atual, fruto de aperfeiçoamento para atender uma realidade em transformação, que saúdo todo efetivo da Guarda Municipal de Sobral, dos veteranos aos mais recentes integrantes da corporação. Presto homenagem a todos que deram a sua contribuição para construir a imagem desta instituição com a missão do serviço que tanto benefício traz à comunidade local.

Muito obrigado!

Leônidas Cristino
Deputado Federal  (PDT-CE)