terça-feira, 8 de agosto de 2017

EMBAIXADOR DE ISRAEL APRESENTA SISTEMA DE DESSALINIZAÇÃO NA ASSEMBLEIA

O novo embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley, visitou a Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira (08/08) para discutir as parcerias entre o País e o Ceará. Entro outros assuntos, o embaixador tratou sobre o projeto de instalação de usinas de dessalinização no Estado como uma das medidas para garantir o abastecimento hídrico no Ceará.
Para o presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), a parceria pode colaborar bastante para superar a crise hídrica no Estado. “Estamos tendo a oportunidade de trocar experiências que contribuirão para o desenvolvimento do Ceará”, avaliou.
De acordo com Shelley, a dessalinização foi um dos meios que Israel encontrou para lidar com a falta d’água no território. O projeto começou em 2004 e hoje as usinas já são responsáveis por 80% do abastecimento de água do País.
“A instalação do nosso sistema de dessalinização é muito simples e custará bem menos ao Ceará pelo fato do custo de energia elétrica e a densidade do sal serem baixas aqui”, comentou.
O presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, deputado Carlos Matos (PSDB), explicou que o sistema de dessalinização desenvolvido em Israel representa o futuro no que diz respeito ao abastecimento hídrico.
“Estamos tendo acesso a um projeto que se encaixa perfeitamente nas nossas necessidades e localização geográficas, por um preço bastante baixo”, elogiou Carlos Matos, que também preside a Comissão Especial para Acompanhamento e Monitoramento das Obras de Transposição do Rio São Francisco.
Estiveram ainda presentes na reunião os deputados José Sarto (PDT) e Heitor Férrer (PSB) e o chefe do gabinete da Presidência, Roberto Mendonça.
Além da Assembleia, o embaixador Yossi Avraham Shelley já esteve no Palácio da Abolição, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e no Banco do Nordeste do Brasil (BNB).