sábado, 30 de dezembro de 2017

LITORAL NORTE: BPRAIO COMEÇA A ATUAR EM ACARAÚ

Foi na Praça do Centenário, no Centro de Acaraú, município distante cerca de 230 quilômetros de Fortaleza, que a população comemorou a chegada do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). Realizada nesta sexta-feira (29), a solenidade ocorreu um dia após a formatura de mais 1.305 agentes da Polícia Militar e integra o cronograma do Governo do Ceará de ampliação da segurança nos municípios acima de 50 mil habitantes – como já aconteceu em Eusébio, Maranguape, Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, e no Crato, na região do Cariri.
Na ocasião, o governador Camilo Santana explicou a efetividade do BPRaio, de combate ostensivo e rápido, devido ao uso de motocicletas. “Dá pra combater o criminoso de forma mais eficiente. Vocês vão sentir a diferença com a presença do patrulhamento”, disse. O governador antecipou, ainda, que será implantado na região um sistema de monitoramento eletrônico. “Isso vai garantir mais segurança para a população de Acaraú. É preciso trabalhar com inteligência e tecnologia”, afirmou. Obras na infraestrutura, como duplicação e recuperação de estradas no Litoral Norte, também foram citadas pelo gestor para o início de 2018.
O chefe do Executivo destacou, ainda, o protagonismo do Governo do Ceará em relação à segurança pública. “A violência virou uma epidemia no Brasil inteiro. E estamos pagando muito caro pela União não ter feito um plano de segurança. E esse enfrentamento tem sido uma realidade do nosso País. Não estou culpando, e sim chamando para o debate”, enfatizou. “Vou completar três anos de Governo e não recebi investimento da União para a área da segurança. Nós estamos fazendo a nossa parte. Nunca se contratou tantos policiais como agora”, acrescentou.
O titular da Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), André Costa, avaliou a implantação do patrulhamento como um reflexo da manutenção dos investimentos no Estado. “Além da crise política e econômica que já vemos, com muitos estados do País sem pagar em dia, sem investir, o Governo do Ceará vem fazendo o contrário. E é isso que permite os investimentos no Estado, principalmente em segurança”, afirmou o secretário. Durante a solenidade, o efetivo realizou demonstração de técnicas de pilotagem e abordagem.
Para o município do Litoral Norte foram destinados 37 policiais do BPRaio, distribuídos em seis equipes. O grupamento terá uma base exclusiva na cidade. Além disso, 16 motos e uma viatura 4×4 foram disponibilizadas para as equipes, que será liderado por um oficial da Polícia Militar. O investimento na aquisição de veículos e equipamentos e na base exclusiva superam R$ 1,3 milhão.
Presente na cerimônia, o prefeito de Acaraú, Alexandre Gomes, reforçou a importância da população no combate à criminalidade, denunciando e ajudando o BPRaio no patrulhamento – por meio do número 190. “Estava precisando (de mais segurança) na região, que ainda não é muito crítica. Mas temos de começar antes que algo aconteça”, antecipou. O secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, também esteve presente no evento, assim como representantes da cúpula da Segurança Pública e líderes políticos.