terça-feira, 9 de janeiro de 2018

BIBLIOTECA CÉSAR CALS RECEBE 2.303 VISITANTES EM 2017

Biblioteca César Cals recebe 2.303 visitantes em 2017
A Biblioteca César Cals de Oliveira, da Assembleia Legislativa, recebeu2.303 pessoas e realizou um total de 253 empréstimos entre janeiro e novembrode 2017. Foi o que informou a coordenadora, Daniele Sousa do Nascimento. Os livros e publicações mais procurados são voltados à administração de empresas, sociologia, ciências políticas e recursos humanos.
Durante o período, os computadores do espaço foram utilizados por 1.192 usuários, uma média de 108 pessoas/mês. O software Siabi ‒ Sistema de Automação de Bibliotecas ‒, ferramenta que permite controle das rotinas e processos de um centro de informação, facilitou a catalogação de 254 livros, agilizando os empréstimos e as buscas no acervo.
Daniele Nascimento destaca, entre as atividades, o lançamento do projeto Clube de Leitura, em outubro passado. A atividade, idealizada pelo professor e servidor da Casa Rômulo Nântua, ocorre na última quarta-feira de cada mês e tem como objetivo abordar e discutir com a plateia determinada obra literária. “Rômulo apresenta e discute com cada pessoa que está participando”, explica.
Também em outubro, a biblioteca disponibilizou o espaço para a Estante Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Assalce): Projeto Ler Cuidando do Ser com Biblioterapia. “Antes ocorria na Assalce, agora é aqui na biblioteca, uma vez por mês. É uma roda de biblioterapia com a participação da mediadora Jacqueline Assunção. Ela convida um escritor, que indica um livro para determinado problema”, relata.
Conforme a coordenadora, o livro é doado pelo escritor à biblioteca para que os interessados possam tomar emprestado. “Tem dado um número considerável, cerca de 30 pessoas por encontro”, avalia.
Além disso, o espaço também oferece o projeto Autores da Vez. Bimestralmente, um autor se torna destaque, ganhando material impresso, com biografia, bibliografia, trechos de textos ou poemas, assim como dicas de leitura; mais uma forma de chamar a atenção dos frequentadores para que entrem no mundo da literatura.
Pesquisas, renovações e reservas podem ser feitas pela internet, no site https://intranet.al.ce.gov.br/siabi-web-php/Telas/w_busca_rapida.php.
A Biblioteca César Cals de Oliveira está localizada no quarto andar do prédio José Euclides Ferreira Gomes (anexo II da Assembleia Legislativa). O horário de funcionamento é das 8h às 17h. Durante o recesso parlamentar, que segue até dia 31 de janeiro, a biblioteca adota horário diferenciado, de terça a quinta-feira, das 8h às 13h.