quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

COMITÊ PELA PREVENÇÃO DE HOMICÍDIOS RECEBE PESQUISADORES DE HARVARD

Comitê pela Prevenção de Homicídios recebe pesquisadores de Harvard
O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) recebeu pesquisadores do Curso Colaborativo de Saúde Pública de Harvard, realizado em Fortaleza. Na visita, estavam presentes integrantes do grupo que estudam violência, uma das cinco áreas do curso.
O encontro, sediado na Assembleia Legislativa na terça-feira (09/01), contou com a participação de estudiosos de universidades do Brasil e da universidade americana, além do chefe da Célula Epidemiológica da Prefeitura de Fortaleza e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), Antonio Lima.
O coordenador da equipe técnica do CCPHA, Thiago de Holanda, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Colegiado e a pesquisa realizada em sete municípios cearenses. Ele explicou que a maioria dos meninos assassinados não despertam mobilização da sociedade e do poder público. Dos 1.524 processos de homicídios contra adolescentes analisados pela equipe do Comitê durante a pesquisa, apenas 2,8% deles apresentaram alguma tramitação em primeira instância.
Segundo a coordenadora do curso colaborativo, professora Márcia Castro, docente associada ao Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard, o objetivo do encontro com o CCPHA, segundo ela, é que os participantes conheçam experiências locais sobre os temas específicos e desenvolvam projetos relacionados ao tema. Além da temática da violência, o curso aborda desenvolvimento na primeira infância; HIV e AIDS; dengue, zika e chikungunya; e tuberculose.
Durante o encontro, os pesquisadores também debateram a relação entre evasão escolar e homicídios, projetos sociais voltados para adolescentes em situação de vulnerabilidade e impunidade relacionada a essas mortes.
O encontro também contou com a participação de pesquisadores da Universidade de Harvard, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).