terça-feira, 9 de janeiro de 2018

CRA-CE INICIA O ANO COM PRESTAÇÃO DE CONTAS APROVADAS

balanço
A Câmara de Administração e Finanças do Conselho Federal de Administração (CFA) pronunciou-se oficialmente quanto à legalidade da prestação de contas, referente ao ano de 2016 do CRA-CE.  O documento contém toda a  movimentação orçamentária e financeira praticadas no período.
De acordo com o superintendente Rafael Herbster Martins,as informações estão disponíveis  no Portal da Transparência,  conforme as diretrizes  adotadas pela  atual gestão.  O superintende afirmou que  a aprovação das contas de 2016, assim como as do ano anterior, representam a  lisura nas ações realizadas pelo CRA-CE.  
Em 2017 o Conselho de Administração do Ceará atuou em cinco eixos de trabalho: aprimorar a fiscalização; aquecer o mercado de trabalho; buscar a valorização da profissão;  qualificar profissionais e estudantes e  interiorizar as ações para todo o Estado.
No período, o  setor de fiscalização realizou 24 impugnações de concursos públicos e editais de licitação.  Seleções  importantes,  como o concurso  do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), foram contestados  por  ofertar cargos  de gestão sem a exigência de um profissional habilitado. 
O ano passado também marcou o avanço  do regional na quantidade  de empresas registradas.  Atualmente, o CRA-CE é o  4° conselho no ranking nacional  de registros de  pessoas jurídicas, atrás de estados como o Espirito Santo,  Goiás e o Distrito Federal. A colocação representa mais de 3.400 empregos diretos para administradores. O CRA-CE   é também o  12° conselho com maior número  de profissionais  registrados.
A inclusão do administrador no Cadastro de Peritos do Tribunal de Justiça do  Estado do Ceará (TJCE)  assegurou novas oportunidades de trabalho e carreira para  a bacharéis. A certificação IES 100%ADM foi outra ação desenvolvida para avaliar o trabalho de gestores à frente dos cursos administração.
O  CRA-CE também desenvolveu um amplo trabalho de conscientização para que a categoria vote a favor do  Projeto de Lei do Senado (PLS) 439/2015, que estipula a exclusividade dos cargos de gestão para administradores.