quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

COMITÊ DELIBERATIVO DO CEARÁ PACÍFICO DE SOBRAL SE REÚNE PARA ANALISAR AVANÇOS NA SEGURANÇA DO MUNICÍPIO

Na quarta-feira (07), o Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico de Sobral se reuniu na Prefeitura do município para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos de Segurança do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e suas vinculadas, Secretarias do município, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Gabinete da Vice-Governadoria.

Comandado pelo prefeito Ivo Gomes, o encontro serviu para analise dos dados de segurança no município de Sobral no mês de janeiro, além da realização do planejamento das ações entre os órgãos presentes. Também foram apresentadas ações exitosas realizadas, em parceria entre o Poder Judiciário e o Pacto por um Ceará Pacífico, em Fortaleza. Entre elas o Tempo de Justiça e o AMIGAVV, que é um aplicativo voltado para a prevenção da violência contra a mulher.  

“Desde a implantação da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg), viabilizou-se uma considerável redução dos homicídios em Sobral e isso é extremamente relevante e importante. Reduzir em 57% os homicídios demonstra uma participação de atuações intersetoriais; demonstra a importância de um maior efetivo no município da Polícia Militar e da Polícia Civil, e isto faz uma diferença, que será mais acentuada com a integração dos poderes e secretarias em ações de prevenção”, destacou o secretário chefe de gabinete da Vice-Governadoria, Fernando Oliveira.

TEMPO DE JUSTIÇA
Parceria entre Vice-Governadoria do Estado, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria da Segurança Pública realizada dentro dos eixos do Pacto por um Ceará Pacífico, que aborda um conjunto de medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado e disseminar a cultura de paz na sociedade.

O Tempo de Justiça visa um melhor e mais rápido desenvolvimento dos inquéritos policiais relativos à homicídios e um mais rápido processamento das ações penais destes crimes contra a vida.

AMIGAVV
Para dar mais segurança a mulher, garantindo mais força e eficácia para as Medidas Protetivas, o Governo do Ceará lançou o Aplicativo de Monitoramento Intensivo, Guarnição e Acompanhamento a Vítimas da Violência (AMIGAVV).

Além de fazer valer a decisão judicial, por intervenção policial especializada, integrando e fortalecendo as ações por um Ceará Pacífico, o gabinete da Vice-Governadoria articulou o desenvolvimento do aplicativo junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.