quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

COMPOSIÇÃO DAS COMISSÕES TÉCNICAS DA ALCE SERÁ REESTRUTURADA

Composição das comissões técnicas da AL será reestruturada
As comissões técnicas permanentes da Assembleia Legislativa passarão por processo de reestruturação na sua composição. A mudança foi avaliada e acatada pela Mesa Diretora da AL. Seguindo a previsão do Regimento Interno da Casa, as alterações devem acontecer no prazo de 10 sessões ordinárias.
As mudanças objetivam adequar a composição dos colegiados às alterações ocorridas na composição dos blocos partidários. A decisão respeita o que está previsto no artigo 46 do Regimento Interno da AL, que estabelece que a organização das comissões permanentes será definida anualmente, por sessão legislativa.
Conforme o diretor do Departamento Legislativo da AL, Carlos Alberto Aragão, a partir de agora, cabe à Mesa Diretora e às lideranças partidárias o diálogo e entendimento para a indicação de membros, de acordo com a proporcionalidade de cada bancada partidária, dentro do prazo de 10 sessões ordinárias. Ele explica que, “mediante entendimento entre Mesa Diretora  e bancadas  partidárias, chegando-se a um acordo, proceder-se-á a eleição dos presidentes e vice-presidente das comissões".
Aragão também indica que, de acordo com o regimento, enquanto as comissões não estiverem formadas, a Mesa Diretora poderá deliberar matérias. A previsão, portanto, é de que não haja qualquer tipo de prejuízo para apreciação dos projetos apresentados neste início de ano ao Poder Legislativo, pontua ele.
COMPOSIÇÃO
De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, as comissões de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação e de Fiscalização e Controle são constituídas por nove membros. Já as comissões de Educação; Cultura e Desporto; Seguridade Social e Saúde e de Defesa do Consumidor contam, cada uma, com sete membros.
As demais comissões permanentes são compostas por cinco deputados e suplentes. São elas: Agropecuária; Defesa Social; Juventude; Direitos Humanos e Cidadania; Infância e Adolescência; Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Meio Ambiente e Desenvolvimento Semiárido; Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca; Indústria, Comércio, Turismo e Serviço; Trabalho, Administração e Serviço Público; Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano.