segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DA MULHER PEDE O FIM DO ASSÉDIO NO CARNAVAL

Frente Parlamentar em Defesa da Mulher pede o fim do assédio no Carnaval
A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio da presidente, deputada Fernanda Pessoa (PR), pede, em nota divulgada na sexta-feira (09/02), mais respeito às mulheres cearenses e o fim do assédio no Carnaval.
A parlamentar também incentiva que as mulheres se ajudem, denunciem agressões e tentativas de assédio por meio do Disque Denúncia (número 180). “Durante o Carnaval, os casos de violência e assédio disparam. É preciso ter respeito. O Carnaval faz parte da nossa história e as brincadeiras devem ser saudáveis, para que todas e todos possam se divertir. Pedimos também respeito às questões de gênero e identidade", destaca.
A parlamentar acrescenta que o problema não ocorre somente no Carnaval. "A violência contra as mulheres acontece a cada sete segundos, segundo pesquisa do Instituto Maria da Penha. Nossa luta é todos os dias, mas no Carnaval os números, infelizmente, aumentam", informa.
Entre o Carnaval de 2016 e 2017, os casos de violência sexual contra mulheres registrados pela Central de Atendimento à Mulher (Disque Denúncia) aumentaram 88%, de acordo com o órgão. A parlamentar também pediu mais atenção à exploração sexual de crianças e adolescentes. "É lamentável que tenhamos ainda de conviver com isto. Por favor, denunciem também a exploração e a violação sexual de crianças e adolescentes. Isso é um crime sério de desrespeito aos direitos humanos", enfatiza.
"Brinquem e se divirtam, mas tenham respeito. A brincadeira acaba quando a outra pessoa não quiser. Como dizem as campanhas, ‘Não É Não!’", lembrou Fernanda Pessoa. E continuou: "desejo um ótimo Carnaval com muita diversão e, principalmente, com muita responsabilidade, respeito e tolerância".