terça-feira, 20 de março de 2018

ESPETÁCULO “CÃO SEM PLUMAS”, DA COMPANHIA DE DANÇA DEBORAH COLKER, SERÁ EXIBIDO NO BOULEVARD DO ARCO

O espetáculo “Cão sem plumas” que seria apresentado inicialmente na Praça do Theatro São João, dia 23 março, será exibido agora no Boulevard do Arco. A decisão se deu em respeito à procissão do Bom Jesus dos Passos, que é realizada em Sobral desde 1908. O horário permanece o mesmo (20 horas).

A Companhia de dança Deborah Colker apresentará um poema homônimo inspirado na obra de João Cabral de Melo Neto, que representa a pobreza e a riqueza do Estado de Pernambuco. “O poema é o encontro da exuberância com a tragédia, da riqueza com a miséria”, diz Deborah Colker.

Composto por bailarinos cobertos por lama, o poema é dividido em quatro partes e acompanha a sujeira das águas, a miséria da população ribeirinha, a desigualdade social, mas também a capacidade que homens e o rio têm de se manter vivos. Aparecem personagens fundamentais para este trabalho, como os homens-caranguejo, pessoas que vivem e trabalham em torno do mangue.

Para a composição do espetáculo, os bailarinos passaram por oficinas com moradores de seis cidades e aprenderam sobre as manifestações culturais da região, conheceram a seca, entraram no mangue e foram em favelas onde pessoas vivem sobre o lixo. O espetáculo conta com imagens captadas pelo cineasta pernambucano Cláudio Assis e a trilha sonora fica por conta dos músicos, também pernambucanos, Lirinha e Jorge dü Peixe, do grupo Nação Zumbi.

O evento é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel).