sexta-feira, 25 de maio de 2018

ASSEMBLEIA OUTORGA TÍTULO DE CIDADÃO CEARENSE A DOM ALDO DI CILLO PAGOTTO

Assembleia outorga Título de Cidadão Cearense a Dom Aldo di Cillo Pagotto
O padre Dom Aldo di Cillo Pagotto recebeu o Título de Cidadão Cearense na quinta-feira (24/05), em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade atendeu a requerimento da deputada Fernanda Pessoa (PSDB).
A parlamentar comentou sobre a trajetória de Dom Aldo e destacou sua dedicação, generosidade e solidariedade na atuação como bispo de Fortaleza. “Um cristão que sempre confiou na misericórdia das pessoas e sempre acolheu e buscou dar novas chances de renúncia. Sempre foi e continua com a sua missão de acolher não somente como líder religioso, mas também pela sua participação e influência nos debates e na defesa de questões e projetos que levem benefícios para a população”, salientou.
O padre Dom Aldo di Cillo Pagotto afirmou sentir-se bastante gratificado pela homenagem que, segundo ele, incorpora-o à “família cearense”. “Sempre me senti muito amado pelo povo cearense e seus gestos simples e sinceros. A reciprocidade dessa relação é verdadeira. O título de cidadão cearense me obriga a ter a responsabilidade de honrar mais e melhor ao nosso querido povo”, ressaltou.
Natural de Santa Bárbara D'Oeste (SP), padre Dom Aldo foi ordenado bispo no dia 31 de outubro de 1997 por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Em 2000, foi eleito presidente do Regional NE 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Foi também presidente da Comissão Episcopal Serviço, Caridade, Justiça e Paz (2003-2007) e do Conselho Diretor da Pastoral da Criança. A lei 12.454, de 7 de junho de 1995 – que atribuiu o título de cidadania cearense a Dom Aldo Pagotto – é de autoria do ex-deputado estadual Oman Carneiro.
O Título Honorífico de Cidadão Cearense é concedido pela AL a brasileiros e estrangeiros não naturalizados no Ceará que tenham prestado relevantes serviços ao Estado. A proposta é submetida à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da Mesa Diretora da Casa Legislativa.
Também participaram da solenidade o deputado estadual Carlos Matos (PSDB); o reitor do Seminário da Diocese de Sobral, padre Antônio Eudes Cruz; a tenente coronel Maria de Fátima Vieira Bezerra de Paula; a secretária executiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Nordeste, Rosália Alencar Alves; o capelão militar da Paraíba, padre Cícero Salvador Vieira; e a esposa do ex-deputado estadual Oman Carneiro, Janine Klein Acioli.